Algo muito frequentemente discutido no meu consultório é a questão do sexo no casamento e como a visão do homem e da mulher é diferente neste quesito. Em um relacionamento amoroso, o sexo não é a única forma de afeto, de ligação e intimidade de um casal. Há dezenas de outras formas que podem ser consideradas como intimidade e demonstração de amor e carinho. No entanto, a relação sexual é sim de grande importância para um casal. A grande questão aqui é que sexo feminino e sexo masculino são fisionomicamente diferentes. E isso influencia muito a forma com que ambos enxergam, preferem e desejam ter uma relação sexual.
Enquanto que, para o homem, é de certa maneira mais fácil acessar isso a qualquer momento do dia ou da noite, para a mulher, diversos fatores podem influenciar no seu desejo sexual pelo seu parceiro. Claro que para o homem isso também pode acontecer, mas é bastante comum que para a mulher o carinho, o toque, palavras, gestos, as preliminares, tudo isso faça parte do pacote e aumente ou diminua seu desejo sexual pelo parceiro.
A falta de compreensão e de comunicação podem, e geram, muitos conflitos e afastamento entre ambos, podendo culminar até em uma separação do casal.
O que é importante frisar é que este assunto deve ser discutido abertamente entre homem e mulher. É importante deixar claro o que cada um pensa sobre sexo, o que cada um considera bom ou ruim, o que atrapalha o desejo nos momentos de intimidade. Tudo isso deve estar claro para as duas pessoas de forma que a compreensão seja mútua e um procure ao máximo se adaptar e se dedicar ao outro.
Deve partir de ambos os lados uma maior abertura para a escuta e para a empatia. Quando há a vontade de se comunicar, quando há o desejo de manter um canal aberto, mesmo que uma parte não concorde completamente com a outra, haverá maiores chances desse relacionamento perdurar e ser um relacionamento, de fato, feliz.
Não há regras. Dentro de quatro paredes, o que for acordado, decidido está. Mas acima de tudo deve haver respeito. Se um não está tendo um bom dia, deixar para um outro dia é uma boa opção. Conhecer o outro para entender como agradar, como mostrar apreciação, como fazer aquela pessoa se sentir especial. Preciso lembrar que um relacionamento ele é construído diariamente. Rega-se a plantas todos os dias para que cresça bonita e floresça. Pequenos gestos são gigantes quando têm amor na intenção.
Também, preciso ressaltar: nenhum relacionamento é feliz 100% do tempo. O que faz um bom relacionamento é seguir juntos, com boas intenções, amor, parceria e muita construção, investimento diário de tempo e esforço.
Ainda assim pode haver momentos da vida em que um casal não está se entendendo, seja na cama, seja no cotidiano. Nesses casos, buscar ajuda profissional é uma ótima solução. A psicoterapia para casais é assunto para o próximo texto do blog, mas não esqueçamos como é valioso não desistir de alguém que amamos. Soluções existem e têm grandes resultados!
Até o próximo post!
Gabriela Di Modica Braga
CRP 06/139645
Psicoterapeuta e Supervisora
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
Gabriela Di Modica Braga
CRP 06/139645
Psicoterapeuta e Supervisora
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental