Estar realmente presente no momento tem se tornado cada vez mais difícil para as pessoas. Com o aumento dos casos de ansiedade, insônia, agitação, estresse, é comum que as pessoas criem uma preocupação excessiva com o futuro e deixem cada vez menos de viver o presente.
Um dos grandes culpados desse movimento são as telas. A conectividade constante causa uma dependência, como uma forma de vício mesmo. É como se estivéssemos viciados em uma droga, só que na verdade é a dopamina, substância que promove a sensação de prazer.
Queremos estar sempre atualizados, consumir mais vídeos, mais fotos, conversar o tempo todo com nossos conhecidos. A facilidade proporcionada pela internet tem criado uma geração de pessoas ansiosas e superestimuladas pela luz azul e pelo excesso de informações.
É por isso que esta técnica Mindfulness é tão eficiente e é utilizada para o tratamento dos pacientes que recorrem à TCC. Mindfulness é, por definição, a manutenção da atenção na experiência imediata, ao mesmo tempo que se assume uma orientação de abertura, aceitação e curiosidade.
Esta técnica de meditação ensina o paciente a focar no que está acontecendo no momento, seja externamente ou internamente. É uma técnica muito utilizada quando o paciente está em um processo de pensamento mal-adaptativo, como obsessão, ruminação, preocupação ou autocrítica, além de muito útil quando o paciente teme experimentar emoções negativas, pensamentos, imagens, fissura ou dor.
Olhe só que interessante. O objetivo desta técnica não é eliminar o pensamento inútil ou suprimir estímulos internos angustiantes.
Na verdade, o mindfulness o ajuda a observar e aceitar suas experiências internas sem julgamento, sem avaliá-las ou tentar mudá-las, pois é justamente isso que acontece com pacientes que têm essa preocupação excessiva com o futuro ou que possuem aqueles pensamentos repetitivos e que se tornam extremamente cansativos e problemáticos com o tempo. Resumidamente, você aprende a focar no momento presente, ao mesmo tempo estando aberto, receptivo e curioso.
Por fim, se você se sente ansioso, acelerado, preocupado com o que pode vir a acontecer, criando mil cenários sobre determinada situação, se você tem insônia com frequência, falta de ar, entre outros sintomas, busque ajuda na Terapia Cognitiva-Comportamental.
Gabriela Di Modica Braga
CRP 06/139645
Psicoterapeuta e Supervisora
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
Gabriela Di Modica Braga
CRP 06/139645
Psicoterapeuta e Supervisora
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental