Só quem já conviveu com um manipulador, sabe dizer exatamente qual é a forma que essa violência ocorre. Em geral, pessoas manipuladoras enxergam o outro como peças, ou fantoches, e constantemente tentam mudar a forma de pensar ou agir de suas vítimas.
Com o objetivo de se beneficiar de alguma coisa, qualquer tipo de vantagem ou benefício, o manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento de terceiros.
Geralmente, ele (ou ela) não consegue o que quer pedindo ou dialogando normalmente, sem depreciar, diminuir ou colocar “em cheque” aquilo que a outra pessoa está dizendo. Muito bom “de lábia”, ele utiliza táticas que começam a abalar a autoestima e confiança de sua vítima. Seja através de palavras ou ações, em muitos casos o manipulador faz a pessoa acreditar naquilo que ele está dizendo, de forma discreta.
De forma geral, a manipulação é mais frequentemente relacionada aos relacionamentos amorosos. No entanto, ela pode ser identificada também no ambiente profissional, no seio familiar e, inclusive, entre amigos.
“Seja em qualquer tipo de relacionamento, a manipulação é extremamente dolorosa para quem a sofre e pode causar muitos traumas em relacionamentos futuros.”
Esse tipo de comportamento de alguns indivíduos pode prejudicar muito a saúde mental das pessoas que convivem ao redor de um manipulador e, por isso, se torna de extrema importância a identificação dessa situação.
Tratamento da vítima de manipulação
Após a identificação, existem algumas estratégias que podem ajudar a combater esse tipo de manipulação. Uma delas é a psicoterapia.
A vítima que sofre manipulação, através de um tratamento psicológico adequado, irá se autoconhecer, irá conseguir analisar as situações de maneira mais clara, irá reestabelecer suas crenças que podem ter sido influenciadas, modificadas e distorcidas pelo manipulado e irá ajudar a vítima aidentificar o que está acontecendo de verdade, sem as lentes, a visão do outro. O reconhecimento é sempre a primeira etapa.
“Destaco aqui que a manipulação, seja ela como for, é sim uma forma de violência. Uma violência emocional e psicológica sorrateira que é difícil de identificar quando vista de fora, por terceiros.”
Tipos de manipulação
Existem 5 tipos de manipulação. Dentre eles, o tratamento de silêncio, o gaslighting, a transferência de culpa, a alienação e o abuso de gratidão. Cada uma possui sua forma de ocorrer e, no próximo post, falaremos de cada tipo e como combater esses relacionamentos verdadeiramente tóxicos!
Gabriela Di Modica Braga
CRP 06/139645
Psicoterapeuta e Supervisora
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
Gabriela Di Modica Braga
CRP 06/139645
Psicoterapeuta e Supervisora
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental