You are currently viewing Conheça Aaron T. Beck, o pai da TCC, que revolucionou a psicoterapia

Conheça Aaron T. Beck, o pai da TCC, que revolucionou a psicoterapia

O antigo psicanalista Aaron T. Beck, falecido em 2021 aos 100 anos, ficou conhecido mundialmente por desenvolver uma nova forma de psicoterapia (a Terapia Cognitiva). Mas quem era Beck por detrás de sua contribuição ao universo da psicoterapia?

Beck e suas raízes

Beck nasceu em 18 de julho de 1921 em Providence, no Estado de Rhode Island, nos Estados Unidos. O filho mais novo entre quatro irmãos estudou na Universidade de Brown, formando-se em 1942, em Ciência Política e Inglês, e na Universidade de Yale, em Medicina, no ano de 1946. Ao longo de sua vida, escreveu ou coescreveu cerca de 20 livros, contribuindo extensamente ao campo dos estudos da Psicanálise e depois, da TCC.

Filho de judeus imigrantes da Rússia, o psiquiatra e professor da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia iniciou seus estudos sobre depressão após sua formação na própria universidade a qual se formou. Mas sua contribuição com o mundo acadêmico não parou por aí.

Juntamente com Judith, sua filha, fundou o Instituto Beck em 1994. Neste Instituto, capacitou mais de 25 mil profissionais de saúde mental em 130 países na terapia cognitivo-comportamental.

O ponta pé inicial

Alguns relatos dizem que a teoria da TCC pode ter surgido com base em uma experiência própria de Beck, que ocorreu depois de uma grave enfermidade, proveniente de uma infecção originária de uma fratura no braço.

Durante esse acontecimento, Beck passou por um período difícil, sentindo-se incompetente. Tais relatos contam que Beck buscou trabalhar os seus próprios medos e problemas de forma cognitiva. Acredita-se que esse foi o evento que deu início ao desenvolvimento da sua teoria anos depois.

Segundo ele, as metodologias até então empregadas não apresentavam a eficácia esperada no tratamento da depressão, por isso decidiu criar essa nova linha de estudo que se basearia nas evidências científicas para tratar de transtornos psicológicos.

Em sua linha de pensamento, que se tornou o fio condutor de sua teoria, aqueles que sofriam de depressão tinham o hábito e muitas crenças distorcidas e negativas a respeito de si mesmos e também a respeito de tudo o que os cercava. Sua ideia então foi ajuda-los a interromper este ciclo. O foco deveria estar nos pensamentos ilógicos e distorcidos para que houvesse algum tipo de melhora.

“Se nosso pensamento fica atolado de significados simbólicos distorcidos, pensamentos ilógicos e interpretações erradas, nos tornamos, de verdade, cegos e surdos”

O legado

Em 2021, após criar seu legado através da TCC, Aaron Temkin Beck faleceu aos 100 anos em casa. No entanto, seu Instituto continua ensinando e formando profissionais especializados em Terapia Cognitiva-Comportamental e sua dedicação em criar esta nova forma de psicoterapia continua ajudando milhares de pacientes ao redor do mundo.

Gabriela Di Modica Braga
CRP 06/139645
Psicoterapeuta e Supervisora
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

Gabriela Di Modica Braga
CRP 06/139645
Psicoterapeuta e Supervisora
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

Deixe um comentário