No Dia Internacional da Mulher, eu gostaria que você soubesse que a sua liberdade é a sua joia mais preciosa. Se hoje podemos, cada dia mais, escolher o que faremos com as nossas próprias vidas, foi porque um dia, alguma mulher não se conformou em aceitar o que estava sendo imposto para ela. Sabemos que, mesmo em pleno 2023, os direitos das mulheres ainda têm muito o que ser discutido e conquistado. Mas nos encontramos em tempos melhores. E temos que aproveitar isso.
Parte desse proveito virá com nossa autorresponsabilidade. Entender que cabe a nós, dentro do possível, correr atrás do que desejamos. Cabe a nós criar esse espaço que tanto almejamos. E nunca parar de falar sobre os direitos das mulheres. Discutir esse assunto, demandar novas leis, reivindicar espaço dentro das empresas, lutar por salários igualitários, defender nossas opiniões.
E preciso frisar. É você quem decidirá o que você quer ser e o que quer fazer. Não importa se você quer ser autônoma, se dedicar à sua casa, se você quer criar sua carreira em alguma empresa, se você quer se dedicar aos filhos, se você não quer ter filhos, se você não quer se casar, ou até mesmo se você quer tudo isso. Seja o que você decidir, isso é o seu poder e o seu livre-arbítrio.
Hoje, pego a minha cadeira e me sento na sua frente para te dizer: se cuida. Independentemente do caminho que decidir tomar. Cuide da sua saúde mental, cuide do seu corpo físico, faça seus exames de rotina, se alimente bem e tenha momentos de descanso.
Já ouviu falar da história da máscara de oxigênio num avião? Em caso de emergências, coloque primeiro a máscara em você, depois nas crianças ou em outros adultos. Primeiro, cuide do seu oxigênio para depois conseguir ajudar os outros.
Cuide de você, para poder cuidar dos seus.
Com amor,
Gabriela Braga
(uma mulher que também luta diariamente por direitos)
Gabriela Di Modica Braga
CRP 06/139645
Psicoterapeuta e Supervisora
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
Gabriela Di Modica Braga
CRP 06/139645
Psicoterapeuta e Supervisora
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental